Projeto ser mãe

Projeto ser mãe

Objetivo

O “Projeto Ser mãe ao alcance de toda mulher” foi idealizado pelos diretores do Instituto VERHUM, os médicos Jean Pierre Barguil Brasileiro e Vinicius Medina Lopes, e visa levar informações sobre infertilidade para comunidades de baixa-renda, além de prestar atendimento personalizado ao casal na área de reprodução humana. Em dois anos de existência do projeto, foram realizados mais de 500 atendimentos em reprodução humana, exames de espermograma e de ecografia transvaginal gratuitos no Instituto VERHUM.

Justificativa
Hoje, muitas mulheres têm acesso limitado às informações sobre infertilidade. O tempo entre a tentativa de marcar uma consulta no posto de saúde até o diagnóstico do fator de infertilidade e tratamento do mesmo pode levar anos. Segundo estudos, sabe-se que de 80% a 90% dos casos de infertilidade são solucionados com terapia convencional, sem necessidade de inseminação e fertilização “in vitro” (FIV). Com as informações levadas pelo Instituto VERHUM, o atendimento à comunidade e a realização de exames gratuitos, muitas mulheres podem estar mais próximas de realizar o sonho da maternidade.

Método
O projeto de ação solidária criado pelo Instituto VERHUM realiza mensalmente (todo segundo sábado do mês) atendimento gratuito aos casais de baixa-renda. São atendidos cerca de 32 casais em consulta, sendo 16 novos pacientes e 16 retornos de consultas. Os casos de infertilidade masculina são encaminhados para o andrologista que também realiza os atendimentos de forma gratuita.

O Instituto VERHUM, através deste projeto, vem buscando aumentar os benefícios para esses casais por meio de parcerias com outras instituições, como o Laboratório Sabin, que realiza exames com descontos.