Ultrassonografia

Ultrassonografia

Ginecológica – pélvica e/ou transvaginal
A ultrassonografia pélvica e/ou transvaginal é um método não invasivo, de fácil realização, que auxilia na confirmação de diagnósticos e na orientação terapêutica de diversos casos. Se aplica para avaliação pélvica normal, detecção de patologias ovarianas, anexiais, endometriais e miometriais.

Contagem de folículos antrais
Com o avançar da idade, mulheres em idade reprodutiva experimentam uma diminuição da fecundidade como parte do “envelhecimento” ovariano. Esse declínio está associado à depleção folicular dos ovários e à piora da qualidade oocitária, processo conhecido como
diminuição da reserva ovariana. Um método acurado de avaliação desta reserva é a contagem de folículos antrais, o qual
envolve a medida de folículos entre 2 e 10 mm.

Pesquisa de endometriose profunda
A endometriose é uma doença caracterizada pela presença de tecido endometrial fora do útero, cujo diagnóstico pode ser difícil. É encontrada em cerca de 20% das mulheres com dor pélvica crônica e até 60% daquelas com história de infertilidade. A avaliação inicial diante de uma suspeita de endometriose é realizada pelo médico, durante a consulta, através da coleta dos dados clínicos e sintomas da paciente e exame físico, pelo toque vaginal. A seguir são solicitados os exames complementares. A ecografia transvaginal com preparo intestinal já se consagrou como importante ferramenta diagnóstica e também para planejamento da cirurgia, nos casos em que o tratamento medicamentoso não teve sucesso ou não está indicado.

Ecografia obstétrica
Exame realizado na rotina da assistência obstétrica. Se aplica na avaliação da gestação desde as primeiras semanas até o parto com estudo detalhado do embrião/feto e seus anexos.

Histerossonografia
Exame ecográfico em que é utilizada solução fisiológica como meio de distensão uterina, facilitando ao médico a visualização da cavidade uterina e a identificação de possíveis lesões como miomas, pólipos e sinéquias.

Doppler obstétrico
Realizado a partir do segundo trimestre, traça o perfil hemodinâmico materno-fetal (fluxo sanguíneo entre feto e placenta e entre mãe e placenta), avaliando o bem estar fetal e predizendo riscos gestacionais.

Morfológica
A ultra-sonografia é o método de diagnóstico por imagem de escolha para detecção e rastreamento de anomalias fetais. Nela, a morfologia fetal pode ser estudada
detalhadamente. A ultra- sonografia morfológica fetal consiste na sistematização dos exames ultra-sonográficos durante o transcorrer da gestação, de modo a fornecer informações precisas sobre o feto e o seu bem estar, em cada fase da gestação.

Monitorização Folicular
A monitorização folicular deve ser realizada em pacientes submetidas a algum tipo de tratamento em reprodução assistida (coito programado, IIU ou FIV) e consiste na contagem do número total de folículos e na medida do diâmetro médio deles. Nesta ecografia é realizada também medida da espessura endometrial.