VEJA AS PERGUNTAS FREQUENTEMENTE FEITAS. CASO QUEIRA, NOS ENVIE A SUA PERGUNTA ATRAVÉS DO FORMULÁRIO ABAIXO.

Solicitar Consulta

Como saber se não sou fértil?

Caso não tenha realizado cirurgia que afete os órgãos reprodutores (útero e ovários), ou tenha se submetido á procedimentos como quimioterapia ou radioterapia, ou ainda não tenha ciclos menstruais irregulares, não há motivos para se preocupar. Após 1 (um) ano tendo relações sexuais freqüentes sem sucesso, deve procurar um especialista.


Quem sofre mais com a infertilidade? O homem ou a mulher?

Ambos têm sua auto-estima abalada após o diagnóstico da infertilidade evidenciar de quem é a responsabilidade pela falha da concepção. Apesar disso, quase sempre quem mais sofre com a infertilidade é a mulher, pois mesmo quando a causa de infertilidade é de origem masculina, quem necessita passar por tratamento como utilização de medicamentos para estimulação dos ovários para realização de inseminação intra-uterina ou fertilização in vitro é a paciente. Este fato se deve ao baixo sucesso dos tratamentos para melhorar a fertilidade masculina.


Quais são as causas mais comuns da infertilidade?

As causas mais conhecidas nos homens são as alterações cromossômicas e a varicocele (dilatação das veias dos testículos), além da seqüela da caxumba quando afeta os testículos (orquite).


Como diagnosticar o problema?

Para o homem o exame rotineiro é o espermograma, e para mulher dosagens hormonais e um exame chamado histerossalpingografia para evidenciar se existe obstrução das trompas.


É verdade que a poluição ambiental dificulta a gravidez?

Recentemente foi publicado um trabalho demonstrando justamente este fato em Praga, na República Tcheca. Nos meses de inverno quando se acumula mais agentes tóxicos no ar, o sêmen apresenta alterações no DNA dos espermatozóides em proporção elevada em relação aos outros meses.


E o tabagismo?

O tabagismo afeta tanto a fertilidade masculina quanto a feminina.


A obesidade afeta a fertilidade?

Na mulher está associada a distúrbios da ovulação levando a infertilidade e também ao abortamento. Quando associado a outras patologias como diabetes pode levar à mal-formações fetais.


Qual é a dieta mais adequada para quem quer engravidar?

A mesma indicada para população em geral. Rica em frutas, verduras, legumes e carne branca.


A ingestão de gordura trans também prejudica o casal?

Nada comprovado.