Câncer de próstata: é possível ter filhos após o diagnóstico?

  • 16/11
  • BLOG VERHUM
  • Instituto Verhum

Receber o diagnóstico de câncer de próstata pode ser algo assustador e preocupante, especialmente se você quiser ter filhos. De fato, os tratamentos para os tumores prostáticos podem gerar infertilidade de curto ou longo prazo, entretanto, existem alternativas para os homens que desejam ser pais após o tratamento.


Conforme apontam dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais frequente entre os homens brasileiros. E embora a doença seja relativamente agressiva, existem altas chances de cura quando o diagnóstico é feito precocemente.


Acompanhe a próximas informações e entenda a relação entre câncer de próstata e fertilidade masculina:


O que é a próstata?


A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ela está localizada à frente do reto e abaixo da bexiga, e sua função é produzir parte do líquido seminal que atua na nutrição dos espermatozóides.


Quando as células dessa glândula se multiplicam anormalmente e formam tecidos malignos, diz-se que o paciente possui câncer de próstata.

Como o tratamento para o tumor prostático afeta a capacidade de ter filhos?


De modo geral, os tratamentos para o câncer de próstata dependem da extensão e estágio do tumor. A doença pode ser combatida com cirurgia, radioterapia local ou até mesmo uma combinação de procedimento cirúrgico com hormonioterapia e radioterapia prolongadas e quimioterapia.


De acordo com a literatura médica, esses tratamentos podem prejudicar a fertilidade do homem porque diminuem ou eliminam a produção de espermatozoides, a depender da dose medicamentosa, da duração da terapia e da necessidade de remoção da próstata (prostatectomia).

Quais são as alternativas de preservação da fertilidade após o diagnóstico de câncer de próstata?


Devido aos avanços da medicina reprodutiva, os homens diagnosticados com tumores prostáticos podem preservar sua fertilidade com técnicas de criopreservação, isto é, o congelamento de espermatozoides. 


Em termos práticos, essa técnica consiste em coletar o esperma do homem e armazená-lo em um banco de sêmen resfriado a -196ºC , de modo a preservar a qualidade do material biológico até que o paciente decida utilizá-lo para gerar um filho.


É importante ressaltar que o congelamento de espermatozóides deve ser realizado antes do tratamento contra o câncer de próstata. Por isso, é imprescindível que o paciente seja orientado não apenas por um urologista e oncologista, mas também por um médico especialista em reprodução humana, que fará diversas recomendações para garantir a qualidade dos gametas.


Técnicas de reprodução assistida para pacientes com câncer de próstata


Após o congelamento do sêmen, os espermatozóides poderão ser utilizados a qualquer tempo pelo casal que deseja tentar uma gravidez através de técnicas de reprodução assistida.


A técnica mais comum é a fertilização in vitro (FIV), que permite formar embriões a partir da fecundação do óvulo pelo espermatozóide em ambiente laboratorial. Posteriormente, os embriões serão transferidos ao útero materno para dar início à gestação evolutiva.


A inseminação artificial é outra técnica que pode ser utilizada quando o casal deseja engravidar durante ou após o tratamento para o câncer de próstata. Neste método, os espermatozóides são introduzidos diretamente no útero da mulher, durante o seu período fértil, facilitando assim a fecundação natural e a formação do embrião.

E se não for possível congelar os espermatozoides?


Caso o paciente com câncer de próstata não tenha conseguido realizar a criopreservação dos seus gametas, é possível recorrer a um banco de sêmen, onde existem inúmeras amostras de espermatozoides de doadores anônimos.


Por fim, é válido enfatizar que, quando se trata de câncer de próstata e infertilidade, o mais aconselhável é consultar um especialista em reprodução humana. No Instituto Verhum, você pode contar com uma equipe de médicos renomados e experientes, que trabalham de acordo com os últimos avanços da medicina reprodutiva.  


Não por acaso, o  Instituto Verhum é considerado uma referência em técnicas de reprodução assistida, tendo registrado mais de 1.000 bebês nascidos através de métodos como a inseminação artificial e a fertilização in vitro. 


Para agendar sua consulta, entre em contato pelo telefone (61) 3365-4545 ou Whatsapp

(61) 9660-4545.


VOLTAR