Como as disfunções da tireoide podem afetar a fertilidade?

  • 31/08
  • BLOG VERHUM
  • Instituto Verhum

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta que fica localizada na base do pescoço, logo abaixo da laringe. Ela faz parte do sistema endócrino, que é composto pelas glândulas que produzem, armazenam e liberam hormônios na corrente sanguínea para que possam atingir as células de todo o corpo.

Especificamente, a glândula tireoide produz dois hormônios importantes: triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). Esses hormônios controlam o metabolismo – a maneira como seu corpo usa energia – e regulam as funções vitais do corpo, incluindo respiração, frequência cardíaca e temperatura corporal. Se a tireoide de uma mulher produz muito ou pouco desses hormônios, esse desequilíbrio também pode afetar seus ovários, dificultando a gravidez.

Acompanhe as próximas informações e saiba mais:


O que são disfunções da tireoide?

As disfunções da tireoide referem-se ao funcionamento desregulado da glândula tireoide, que resulta na superprodução de hormônios tireoidianos (hipertireoidismo) ou subprodução (hipotireoidismo). De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, aproximadamente 20 milhões de pessoas no Brasil são acometidas por disfunções da tireoide, sendo a população feminina a mais afetada. De fato, estima-se que uma a cada oito mulheres desenvolverá uma disfunção da tireoide em sua vida.

Conforme aponta a literatura médica, as disfunções da tireoide podem causar oscilações de peso, perda de cabelo, fadiga, depressão, insônia e problemas reprodutivos significativos. Por isso, se você sonha em ter um filho, é importante consultar-se com um endocrinologista para avaliar o funcionamento da sua tireoide.  

Como o hipotireoidismo afeta a fertilidade?

A queda na produção dos hormônios da tireoide pode afetar a fertilidade das seguintes maneiras:

  • Interrupção do ciclo menstrual, dificultando a concepção;

  • Interferência na liberação do óvulo (ovulação);

  • Aumento do risco de aborto;

  • Aumento do risco de parto prematuro.

O hipotireoidismo é mais comum entre as mulheres e muitas vezes pode ser detectado com um simples exame de sangue do hormônio estimulante da tireoide (TSH). Os sintomas comuns do hipotireoidismo incluem: menstruação irregular; fadiga; dor muscular; pele e cabelos secos; ganho de peso e intolerância ao frio.

Como o hipertireoidismo afeta a fertilidade?

O excesso de hormônios tireoidianos pode causar os seguintes problemas de fertilidade:

  • Ciclo menstrual irregular;

  • Ausência de ovulação;

  • Risco de aborto espontâneo.

De modo geral, as pacientes com hipertireoidismo podem apresentar os seguintes sintomas:  nervosismo e irritação; aumento da frequência cardíaca; intolerância ao calor; sudorese abundante; insônia e perda de peso.

As disfunções da tireoide podem causar infertilidade masculina?

A infertilidade masculina tem muitas causas – desde desequilíbrios hormonais até problemas anatômicos e genéticos. Embora a disfunção da tireoide seja frequentemente considerada um problema das mulheres, cerca de um terço dos casos de hipotireoidismo surgem em homens. Se não for tratada, uma tireoide hipoativa pode levar à infertilidade masculina.

Estudos demonstram que baixos níveis de hormônio da tireoide em homens podem causar baixa qualidade do sêmen, baixa contagem de espermatozoides, redução da função testicular, disfunção erétil e queda na libido. Uma vez que o hipotireoidismo é diagnosticado em um homem com problemas de fertilidade, trazer os níveis de hormônio da tireoide de volta à faixa normal geralmente restaura a função reprodutiva. Na maioria dos casos, os problemas relacionados à quantidade e qualidade do esperma também melhoram com o tempo.

 

É possível engravidar tendo disfunção na tireoide?


Sim! Felizmente, as pacientes que sofrem de disfunção tireoidiana podem realizar um tratamento e aumentar suas chances de gravidez natural. Para isso, o mais recomendado é buscar a ajuda de dois especialistas: um endocrinologista e um médico especializado em reprodução humana. Assim, você poderá encontrar o melhor plano de tratamento para a concepção do bebê, considerando todos os fatores que influenciam a sua fertilidade e também a do seu parceiro.

No Instituto Verhum, os casais  que sonham em engravidar podem contar com uma equipe multidisciplinar que está totalmente preparada para lidar com casos de infertilidade provocada por disfunções da tireoide.  Considerado uma referência nacional em medicina reprodutiva, o Instituto Verhum já registrou mais de 1.000 bebês nascidos através de técnicas como a inseminação artificial e fertilização in vitro.

É importante ressaltar, porém, que nem todos os casais inférteis necessitam dos tratamentos mais complexos da reprodução assistida. Muitos casos de infertilidade podem ser resolvidos de forma simples, bastando seguir as recomendações de um médico especialista em reprodução humana.

Para agendar sua consulta no Instituto Verhum, entre em contato através do Whats App (61) 9660-4545 ou ligue para o número (61) 3365-4545. 


VOLTAR