A Fertilização in vitro (FIV) é uma das maiores técnicas de Reprodução Assistida. Ela é indicada para tratar infertilidade masculina e feminina, casos de laqueadura e vasectomia, reserva ovariana reduzida, lesões nas tubas uterinas e outros distúrbios. Além disso, a FIV também é muito usada por quem optou pelo congelamento de óvulos ou sêmen.
Em poucas palavras, a técnica consiste em fertilizar óvulos com espermatozóides, em laboratório, para assim formar embriões que posteriormente são aplicados no útero receptor. De acordo com o Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio), mais de 36 mil gestações clínicas ocorreram no Brasil, a partir da FIV, em 2020 e 2021.
Todo esse sucesso começou em 1978, com o nascimento do primeiro bebê de proveta, Louise Brown. Mundialmente, todo o mérito desse evento ficou com os cientistas britânicos Robert Edwards e Patrick Steptoe, que são chamados de “os pais da FIV”. Graças a isso, eles ganharam o Prêmio Nobel e diversos outros títulos de reconhecimento.
Contudo, o que muitas pessoas esquecem de mencionar, é que eles não chegaram lá sozinhos. Na verdade, eles nem teriam obtido um procedimento bem-sucedido se não fosse por duas cientistas: Anne McLaren e Jean Purdy.
Para homenagear as mulheres da Reprodução Assistida, nós decidimos relembrar as importantes contribuições de Anne McLaren e Jean Purdy. Afinal, é importante valorizar e proteger suas memórias, para que elas sirvam de inspiração a tantas outras mulheres que desejam ingressar no mundo científico.
Sendo assim, conheça melhor sobre Anne McLaren e Jean Purdy a seguir!
Anne McLaren (1927-2007): pioneira e visionária
Anne McLaren foi uma cientista britânica, considerada a maior bióloga de desenvolvimento e embriologia do século XX. Desde criança, as ciências e tecnologias já chamavam sua atenção - tanto que, aos sete anos, ela chegou a participar de um filme de ficção científica, baseado em um livro de H.G. Wells.
Em suas pesquisas com ratos, McLaren mostrou como é possível cultivar embriões saudáveis fora do útero. Além disso, em 1958, ela lançou um dos artigos mais relevantes da história sobre biologia reprodutiva, envolvendo a FIV. Assim, todo o seu trabalho na área serviu como base para o desenvolvimento da técnica, 20 anos depois.
Se isso não fosse o bastante, ela ainda assessorou o governo britânico sobre os códigos éticos que deveriam ser seguidos para que a nova técnica de Reprodução Assistida fosse aplicada.
Jean Purdy (1945 - 1985): eficiente e dedicada
Jean Purdy foi uma enfermeira, pesquisadora e embriologista britânica, integrante da equipe de Edwards e Steptoe. Ela tinha apenas 23 anos quando começou a trabalhar com Edwards e os dois foram grandes parceiros de pesquisas.
A cientista está diretamente ligada ao nascimento do primeiro bebê por FIV, pois participou ativamente dos testes e foi a responsável por transferir o embrião para o útero da mãe. Além disso, Purdy também foi coautora de 26 artigos com Edwards e Steptoe, sendo que mais de 30 crianças foram geradas por FIV em sua curta carreira - infelizmente, ela morreu com apenas 39 anos, devido a um câncer.
Outro ponto importante de Jean Purdy é que, em 1980, ela foi co-fundadora da Bourn Hall, a primeira clínica de fertilização in vitro do mundo, presente na Inglaterra. Graças a ela, hoje temos clínicas com tratamentos de fertilidade ao redor do mundo.
Você já conhecia as doutoras McLaren e Purdy? Além delas, certamente diversas outras mulheres fizeram parte das conquistas relacionadas à fertilização in vitro e às outras técnicas de Reprodução Assistida. Somos gratos a todas elas, inclusive ao corpo clínico feminino do Instituto Verhum!
Nós temos uma equipe completa de médicos ginecologistas, obstetras, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais prontos para lhe acolher da melhor forma possível. Somos referência nacional em Reprodução Assistida e tratamentos ginecológicos.
Desde a sua fundação, o Instituto Verhum já registrou mais de 1.000 bebês nascidos através de técnicas como inseminação artificial e fertilização in vitro. Por isso, se você sonha em ter um filho, não deixe de entrar em contato conosco através do Whatsapp (61) 9660-4545 ou pelo telefone (61) 3365-4545.