Dificuldades para engravidar? Descubra quais fatores podem afetar a fertilidade feminina

  • 26/04
  • BLOG VERHUM
  • Instituto Verhum

Realizar o sonho de ter um bebê pode ser algo difícil para muitas mulheres. De acordo com dados levantados pela Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, 15% dos casais em idade fértil não conseguem engravidar no primeiro ano de tentativa e, em boa parte dos casos, o problema está relacionado a fatores internos ou externos que afetam a fertilidade feminina.


Conforme aponta a literatura médica, as mulheres inférteis podem apresentar desequilíbrios no organismo que prejudicam sua capacidade reprodutiva. Entretanto, a infertilidade feminina não é motivo para desistir do sonho de ter um filho. Afinal, com os avanços da medicina é possível identificar e garantir uma gestação bem-sucedida.


Acompanhe as próximas informações e descubra quais fatores podem interferir na fertilidade da mulher:


1- Idade


É um fato científico que, conforme a idade da mulher avança, sua fertilidade vai diminuindo. Isso acontece porque seu estoque de óvulos é limitado e com o passar dos anos essa reserva fica cada vez menor. 


Além disso, os óvulos passam pelo processo de envelhecimento, perdendo sua qualidade ao longo do tempo. Por isso, após os 35 anos, a facilidade para engravidar naturalmente torna-se mais reduzida.


2- Desequilíbrio da tireóide


Os distúrbios tireoidianos (hipo ou hipertireoidismo) podem afetar o ciclo menstrual, provocando alterações significativas na ovulação. Nesses casos, é fundamental buscar tratamento médico para solucionar o desequilíbrio hormonal e recuperar a fertilidade. TSH valor ideal <2,5.


3- Álcool, cigarro e cafeína


Alguns hábitos que são prejudiciais à saúde podem causar infertilidade feminina. O tabagismo, por exemplo, eleva os riscos de gravidez ectópica, aborto, menopausa precoce e deteriora a qualidade dos óvulos.


Ademais, estudos indicam que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e cafeinadas está diretamente relacionado à dificuldade para engravidar, embora as razões para tal fato não estejam elucidadas. 


4-  Peso 


De acordo com especialistas em medicina reprodutiva, a obesidade pode interferir no ciclo ovulatório. Isso porque a produção de células gordurosas causa alterações nos esteróides sexuais, mudanças na receptividade endometrial e irregularidades no ciclo menstrual.


Entretanto, não é só o excesso de peso que pode provocar infertilidade feminina. A magreza exagerada também desequilibra a produção de hormônios, reduzindo os níveis de estrogênio no organismo e desregulando o ciclo menstrual.



5- Doenças ginecológicas


Anormalidades no aparelho reprodutor feminino também afetam a fertilidade. Desse modo, patologias comuns como miomas uterinos,ovários policísticos e endometriose podem impedir uma gravidez natural.


6-  Genética


Alguns fatores genéticos podem causar infertilidade feminina. Por exemplo, as alterações no conjunto de cromossomos são capazes de provocar abortos de repetição, daí a importância de consultar um médico geneticista antes de realizar um tratamento para a fertilidade.

7-  Medicamentos


Medicamentos utilizados para tratar ansiedade, depressão, epilepsia e outras doenças podem afetar o ciclo menstrual, causando problemas de fertilidade. Por isso, é fundamental informar ao seu médico todos os medicamentos usados regularmente.


8- Produtos químicos de uso doméstico


Algumas substâncias que compõem produtos de limpeza, tintas, cosméticos e corantes alimentícios são extremamente tóxicas ao organismo e podem contribuir para a infertilidade feminina. Componentes como  tolueno, éter e formaldeído que são encontrados frequentemente nesses itens podem causar abortos espontâneos e malformações no feto.


9- Doenças sexualmentes transmissíveis (DSTs)



Muitas DSTs podem desequilibrar a resposta imunológica do organismo e deixar sequelas irreversíveis que comprometem o funcionamento dos órgãos reprodutores. Como resultado, a mulher pode experimentar dificuldades para engravidar de forma natural, necessitando buscar a ajuda de um especialista em medicina reprodutiva.


10-  Atividade física excessiva


A prática de atividade física é extremamente benéfica à saúde, entretanto, quando os esportes são realizados em excesso, a fertilidade pode ser prejudicada. Isso porque grandes quantidades de endorfina hormônio liberado ao praticar exercícios intensos — acabam interferindo na menstruação, além de predispor o organismo à ausência de ovulação. 


Agora que você já sabe quais são os fatores que influenciam a fertilidade da mulher, é hora de conhecer o Instituto Verhum  — referência nacional em medicina reprodutiva.


Com uma equipe multidisciplinar, composta por especialistas renomados da área de reprodução assistida, ginecologia e obstetrícia, andrologia, genética e psicologia,  o Instituto Verhum oferece técnicas avançadas para o tratamento da infertilidade feminina e masculina.


Desde a primeira consulta, você poderá contar com um atendimento acolhedor, que considera suas expectativas, desejos e sonhos de forma integral e humanizada. Para saber mais sobre o Instituto Verhum, entre em contato através do WhatsApp (61) 99660-4545 ou ligue (61) 3365-4545.

VOLTAR