A endometriose afeta cerca de 8 milhões de brasileiras, mas pode levar até 7 anos para ser diagnosticada. Afinal, a doença ainda é muito misteriosa, tanto que uma das maiores dúvidas é se a endometriose tem cura ou não.
Por isso, neste texto, nós iremos explicar melhor o que é endometriose, seus sintomas, se ela tem cura e como tratá-la. Portanto, fique até o final para aprender tudo. Vamos lá!
O que é endometriose?
A endometriose é uma condição em que o tecido que reveste o interior do útero (endométrio) cresce fora dele, atingindo outros órgãos pélvicos, como ovários, trompas de Falópio, bexiga e intestino. Em casos mais raros, o endométrio pode se desenvolver além da região pélvica também.
Com relação à origem da endometriose, os especialistas ainda não conseguiram identificar uma causa. Algumas teorias são estudadas e apontadas como possíveis fatores de risco (menstruação retrógrada, distúrbios no sistema imunológico, hereditariedade, anomalias uterinas etc.), mas nada pode ser comprovado.
Quais são os sintomas da endometriose?
Não é possível definir um quadro específico de sintomas, pois cada paciente pode apresentar sinais diferentes e algumas são até assintomáticas!
Mesmo assim, é possível identificar certos sintomas mais comuns e relacionados à endometriose. Veja os principais abaixo:
Cólicas menstruais intensas;
Dores profundas antes e durante o período menstrual;
Dor durante a relação sexual;
Distúrbios urinários e intestinais durante a menstruação;
Fadiga e exaustão;
Dor na região pélvica.
Afinal, a endometriose tem cura?
Ainda não existe cura definitiva para endometriose, visto a dificuldade em conhecer a origem do problema. Porém, apesar de não haver cura, existem tratamentos disponíveis para ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com a doença.
Inclusive, também existem técnicas para mulheres que desejam engravidar, mas são impedidas pela infertilidade causada pela endometriose. Vamos falar mais sobre isso a seguir!
Quais são os tratamentos para endometriose?
Existem várias opções de tratamento para endometriose, dependendo da gravidade dos sintomas, da extensão da doença e do desejo ou não de engravidar. Aqui estão alguns tratamentos comuns para endometriose:
1- Medicamentos para alívio da dor
Analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar a dor e o desconforto associados à endometriose
2- Terapias hormonais
Estas terapias são projetadas para reduzir o crescimento do tecido endometrial e aliviar os sintomas da endometriose. Os exemplos incluem pílulas anticoncepcionais, progesterona, agonistas de GnRH ou inibidores da aromatase.
3- Cirurgia
Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para remover o tecido endometrial e cistos ovarianos. A laparoscopia é a cirurgia mais comum realizada para tratar a endometriose, que envolve a remoção do tecido endometrial e, se necessário, a remoção de cistos ovarianos ou aderências
4- Histerectomia
Em casos extremos, pode ser necessário remover o útero e até os ovários para controlar a endometriose. Isso é geralmente considerado um último recurso e é uma opção apenas para mulheres que não desejam ter filhos no futuro.
5- Fertilização in vitro (FIV)
Para as mulheres que não conseguem engravidar por culpa da endometriose, a Fertilização in vitro é uma opção que tem se mostrado eficiente.
Ela começa com a estimulação ovariana, para que depois os óvulos sejam coletados e fertilizados com espermatozóides, em laboratório. Por fim, os embriões formados são transferidos para o útero.
Além desses tratamentos, algumas mulheres podem se beneficiar de terapias complementares, como acupuntura, massagem e terapia cognitivo-comportamental (TCC), para ajudar a controlar a dor e o estresse associados à endometriose. É importante conversar com um médico especializado em endometriose para determinar qual tratamento é melhor para você.
Se você desconfia que está sofrendo com a endometriose ou já tem certeza, mas está tentando engravidar, saiba que o Instituto Verhum pode lhe ajudar em todos os casos!
Nós temos uma equipe completa de médicos ginecologistas, obstetras, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais prontos para lhe acolher da melhor forma possível. Somos referência nacional em Reprodução Assistida e tratamentos ginecológicos.
Desde a sua fundação, o Instituto Verhum já registrou mais de 1.000 bebês nascidos através de técnicas como inseminação artificial e fertilização in vitro. Por isso, se você sonha em ter um filho, não deixe de entrar em contato conosco através do Whatsapp (61) 9660-4545 ou pelo telefone (61) 3365-4545.