Entenda como a alimentação pode influenciar a fertilidade

  • 12/09
  • BLOG VERHUM
  • Instituto Verhum

Se você está tentando engravidar, pode ser útil dar uma olhada em algumas das escolhas nutricionais que você está fazendo. De acordo com Jorge Chavarro, professor associado de nutrição e epidemiologia em Harvard e autor do livro “A dieta da Fertilidade”, uma alimentação rica em gorduras saudáveis, grãos integrais e proteínas à base de plantas está associada à melhora da fertilidade. 

Em contrapartida, algumas opções alimentares podem impactar negativamente a capacidade reprodutiva. Veja, a seguir, quais alimentos você deve evitar para aumentar suas chances de conceber um bebê:

 

1- Alimentos ultraprocessados, gordurosos e com muito açúcar

As comidas industrializadas são repletas de aditivos químicos, corantes, sódio e outras substâncias que fazem mal à saúde geral do organismo. Além disso, elas contribuem para o acúmulo de gordura corporal — um fator diretamente relacionado à infertilidade. 

De modo geral, as mulheres com sobrepeso podem apresentar desequilíbrios hormonais que dificultam a gravidez natural. Por isso, é recomendado evitar ao máximo as frituras, margarina, biscoitos recheados, pizzas congeladas,  pipoca de micro-ondas e embutidos (mortadela, salsicha, presunto, etc.)

2- Bebidas com cafeína

Encontrada nos refrigerantes, chás, chocolates e no tradicional cafezinho, a cafeína pode dificultar a concepção, através da diminuição da atividade muscular das trompas, responsáveis por transportar o óvulo fecundado ao útero.

No entanto, esse efeito só acontece quando há exagero no consumo. Normalmente, a ingestão de uma ou duas xícaras de café por dia não provoca malefícios ao organismo. Desse modo, não é necessário eliminar a cafeína, mas consumi-la com moderação.

3- Carnes vermelhas

As carnes vermelhas têm alto teor de gordura e, por isso, devem ser consumidas em pouca quantidade. Se o seu objetivo é engravidar, o ideal é incluir peixes em sua dieta e também proteínas vegetais, como lentilha, feijão e tofu. Assim, é possível garantir a saúde do organismo e o equilíbrio hormonal, que aumenta as chances de fecundação.

4- Chá de hibisco

Muitas mulheres utilizam o chá de hibisco para auxiliar na perda de peso e controle do colesterol. De fato, a bebida é repleta de propriedades benéficas ao organismo, já que possui polifenóis e antioxidantes — substâncias que previnem doenças cardíacas, reduzem a inflamação do corpo e evitam o envelhecimento precoce. Porém, a ingestão excessiva do chá de hibisco pode desequilibrar os hormônios femininos e até mesmo inibir a ovulação. Por isso, seu uso é contraindicado para mulheres que estão tentando engravidar.

O que incluir em sua alimentação para aumentar a fertilidade?

 

Embora não existam alimentos mágicos para engravidar, uma mudança na dieta pode contribuir para sua saúde reprodutiva.  Veja, a seguir, algumas opções que devem ser incluídas na sua alimentação diária:

  • Frutas e vegetais

Melancia e aspargos, além de outras frutas e vegetais crus, fornecem ao corpo um rico suprimento de glutationa, que é importante para a qualidade dos óvulos. A couve é outro vegetal poderoso porque contém elementos necessários para o metabolismo do estrogênio.

  • Gorduras saudáveis

Gorduras saudáveis são uma parte importante de qualquer dieta equilibrada. Nozes, abacate, azeite e óleo de semente de uva podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo, o que ajuda a promover a ovulação regular e a fertilidade geral.

  • Carboidratos complexos

Ao escolher carboidratos, prefira carboidratos mais complexos (de absorção lenta)  como  amaranto, milho, quinoa, batata doce e grãos integrais.

  • Proteínas do mar

Salmão, atum light e sardinha são excelentes fontes de DHA e ácidos graxos ômega-3; que ajudam a desenvolver o sistema nervoso do bebê e reduzem o risco de parto prematuro.

O que fazer em caso de infertilidade?

Embora a dieta possa influenciar a fertilidade, existem outros fatores que interferem na capacidade reprodutiva de um casal. Se você está tentando engravidar há mais de um ano e não obteve sucesso, o mais recomendado é buscar a ajuda de um médico especialista em reprodução humana.

No Instituto Verhum, você pode contar com uma equipe multidisciplinar, composta por especialistas nas áreas de reprodução assistida, ginecologia e obstetrícia, andrologia, genética, psicologia, ultrassonografia e endoscopia ginecológica.

Oferecendo os métodos mais avançados da medicina reprodutiva, o Instituto Verhum tem como missão prestar assistência integral aos casais inférteis, sempre priorizando o atendimento humanizado e acolhedor.

 

Para saber mais, entre em contato pelo WhatsApp (61) 99660-4545 ou ligue (61) 3365-4545.

VOLTAR