Infertilidade masculina: conheça os mitos e verdades sobre o assunto

  • 24/11
  • BLOG VERHUM
  • Instituto Verhum

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incapacidade de engravidar é definida como infertilidade clínica se a gravidez não for estabelecida após 12 meses ou mais de relações sexuais regulares desprotegidas.

Embora muitas pessoas acreditem que a infertilidade é um problema exclusivo das mulheres, a verdade é que 30% dos casos são decorrentes de fatores masculinos, conforme aponta a Sociedade Americana de Reprodução Assistida (ASRM).

Visando esclarecer alguns fatos sobre a infertilidade do homem, nós, do Instituto VERHUM, trouxemos os principais mitos e verdades acerca do tema. Acompanhe:      

1- O estilo de vida pode afetar a fertilidade

Verdade. Homens que fazem uso de drogas, anabolizantes, álcool ou cigarro podem ter uma alteração significativa na qualidade e quantidade dos espermatozoides. O mesmo vale para aqueles que se expõem a produtos químicos como solventes e herbicidas.

A obesidade, os maus hábitos alimentares e a falta de atividade física regular também são fatores que impactam negativamente a fertilidade do homem.

2- A idade não influencia a fertilidade masculina

Mito. À medida que o homem envelhece, sua fertilidade sofre alterações. De modo geral, ocorre uma redução na qualidade do sêmen, mais especificamente em sua motilidade e morfologia, além do aumento da fragmentação do DNA espermático, que dificulta a fecundação.

3- A varicocele pode causar infertilidade

Verdade.  A varicocele é uma doença masculina caracterizada pelo surgimento de varizes no cordão espermático que transporta o sangue do testículo.  O problema pode desencadear uma redução na produção de esperma, além de atrofia testicular, já que as células dos testículos ficam expostas a radicais livres. Felizmente, a varicocele quando tratada a tempo pode reverter os problemas de fertilidade.

4- Infertilidade e impotência sexual são a mesma coisa

Mito. A impotência sexual está relacionada à redução da libido, problemas de ereção e/ou falhas na ejaculação. Entretanto, esses problemas não afetam a qualidade do esperma. Pode levar a dificuldade da parceira engravidar, por não permitir a relação sexual completa, com a frequência necessária para a concepção. A menor parte dos casos de infertilidade masculina está associada à impotência sexual. 

5- Alguns medicamentos podem causar infertilidade

Verdade. Medicamentos específicos — como aqueles utilizados para tratar o câncer — podem causar alterações temporárias ou definitivas na função testicular. Felizmente, já existem métodos que permitem o congelamento dos espermatozoides antes de realizar o tratamento quimioterápico. Desse modo, é possível preservar os gametas e utilizá-los posteriormente em tratamentos de reprodução assistida.

6- Homens que já tiveram filhos nunca terão problemas de fertilidade

Mito. A infertilidade pode afetar qualquer homem, mesmo aqueles que já tiveram filhos no passado.  Isso porque, ao longo da vida, podem surgir problemas como obesidade, vícios e doenças que afetam a fertilidade, além dos fatores relacionados à idade.

Tratando a infertilidade no Instituto Verhum

Se você e sua parceira estão com dificuldades para engravidar, não deixe de agendar uma consulta no Instituto Verhum, que é referência nacional em medicina reprodutiva. 

Tendo como missão prestar assistência integral aos casais inférteis, o Instituto VERHUM conta com uma equipe de médicos renomados e experientes, além de dispor de técnicas e equipamentos avançados na área de reprodução assistida.

Nem todos os homens com infertilidade necessitam dos tratamentos mais complexos da medicina reprodutiva. A equipe do Instituto está preparada para diagnosticar as causas do problema e acompanhar o paciente desde os tratamentos mais simples até as técnicas mais sofisticadas.

Para saber mais, entre em contato pelo Whatsapp (61) 9660-4545 ou telefone (61) 3365-4545.

VOLTAR