A laqueadura é reversível?

  • 03/02
  • BLOG VERHUM
  • Instituto Verhum

A laqueadura é um assunto polêmico, principalmente por conta das antigas exigências relacionadas ao procedimento. Além disso, muitas pessoas se arrependem e buscam saber se a laqueadura é reversível, pois desejam engravidar novamente.


Neste texto, você irá descobrir o que exatamente é a laqueadura, quais foram as alterações legislativas ligadas à ela, e se o procedimento pode ou não ser revertido. Portanto, fique até o final para descobrir tudo e tirar suas dúvidas de uma vez por todas!


O que é a laqueadura?


A laqueadura tem como objetivo ligar as trompas uterinas, bloqueando o encontro dos óvulos com os espermatozóides. Geralmente, mulheres que já tiveram filhos e não querem mais engravidar são as que mais optam pela laqueadura como forma contraceptiva. 


Na grande maioria das vezes, a laqueadura é feita durante a cesárea ou o parto normal, por videolaparoscopia, laparotomia ou via vaginal. O procedimento pode ser realizado a partir de anel cirúrgico, corte, clipe ou até cauterização.


Quem pode fazer a laqueadura?


Em 2022, a legislação que estabelecia as regras para a laqueadura e vasectomia foi alterada significativamente. Antes, a idade mínima para realizar os procedimentos de esterilização era de 25 anos, agora foi reduzida para 21.


Outro ponto importante que passou por alteração foi a questão dos cônjuges, pois antigamente a pessoa precisava da autorização de seu parceiro ou parceira para realizar a operação. Atualmente, é possível realizar sem a necessidade de qualquer permissão conjugal. 


Para completar as mudanças, a laqueadura pode ser realizada durante o parto se observados o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o parto e as devidas condições médicas.


Afinal, a laqueadura é reversível?


Muitas mulheres acabam se arrependendo de terem realizado a laqueadura, desejando engravidar novamente. Por isso, uma das maiores dúvidas é se a laqueadura é reversível ou não.


A verdade é que a chance de gravidez vai depender da idade, da qualidade do sêmen do parceiro, da reserva ovariana e da técnica usada para reversão. Ainda assim, em geral, a reversão de laqueadura é um procedimento com baixas chances de sucesso na gravidez.


Um dos fatores importantes para que a reversão seja eficiente é a saúde do fim das trompas. Além disso, a tuba também precisa estar saudável, sem cicatrizes ou dilatação.  


A cirurgia para reverter a laqueadura é realizada a partir da laparoscopia, uma técnica pouco invasiva, que necessita de anestesia peridural ou geral.


Fertilização in vitro: uma solução para quem fez a laqueadura


A Fertilização in vitro (FIV) é um procedimento indicado tanto para quem reverteu a laqueadura e não consegue engravidar com facilidade tanto para quem ainda tem a laqueadura. 


A técnica começa com a estimulação ovariana, para que depois os óvulos sejam coletados. Em laboratório, eles serão fertilizados com espermatozóides, para que assim os embriões formados sejam transferidos para o útero.



Se você quiser reverter a laqueadura ou está tentando engravidar depois dos 35 anos, saiba que o Instituto Verhum pode ajudar.


Nós temos uma equipe completa de médicos ginecologistas, obstetras, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais prontos para lhe acolher da melhor forma possível. Somos referência nacional em Reprodução Assistida.


Desde a sua fundação, o Instituto Verhum já registrou mais de 1.000 bebês nascidos através de técnicas como inseminação artificial e fertilização in vitro. Por isso, se você sonha em ter um filho, não deixe de entrar em contato conosco através do Whatsapp (61) 9660-4545 ou pelo telefone (61) 3365-4545.


VOLTAR