5 mitos sobre congelamento de óvulos

  • 07/06
  • BLOG VERHUM
  • Instituto Verhum

Ao longo dos anos, o congelamento de óvulos tem se tornado uma opção cada vez mais popular para mulheres que desejam preservar sua fertilidade ou adiar a maternidade, por diversos motivos. 


No entanto, como em muitos assuntos relacionados à saúde e à reprodução, o congelamento de óvulos também tem gerado uma série de mitos e equívocos que podem levar a concepções incorretas ou mal-entendidos. 


Neste texto, iremos explorar e desmistificar alguns dos mitos comuns associados ao congelamento de óvulos, abordando informações precisas e atualizadas sobre esse procedimento. 


Vamos separar os fatos da ficção para ajudar a compreender melhor essa técnica e seus benefícios reais. Venha conosco!


Mito 1 - “Os óvulos congelados perdem a qualidade com o tempo.”


Não existe um prazo de validade para os óvulos congelados. Isso significa que não é possível colocar um limite de tempo para o congelamento, pois não existem evidências de que a qualidade dos óvulos é reduzida ao longo dos anos. 


A decisão de quando descongelar é totalmente da mulher - algumas escolhem esperar até mais de 10 anos! Contudo, é bom lembrar que é preciso levar em conta a idade no momento do descongelamento, pois esse é um fator que afeta os sucessos da gestação.


Mito 2 - “Após o congelamento, os óvulos são propriedades da clínica.”


O Conselho Federal de Medicina é bem rígido sobre esse assunto: os óvulos congelados são de propriedade da mulher que os produziu! 


A clínica de reprodução assistida é responsável pelo armazenamento e cuidado dos óvulos, mas a propriedade continua sendo da mulher. 


Ela tem o direito de decidir o que fazer com seus óvulos congelados, como utilizá-los para tentar uma gravidez no futuro, doá-los ou descartá-los, de acordo com seus próprios motivos.


Mito 3 - “O congelamento de óvulos garante uma gravidez bem-sucedida no futuro.”


Embora o congelamento de óvulos possa aumentar as chances de ter um bebê no futuro, não é uma garantia absoluta de sucesso. 


A taxa de sucesso do congelamento de óvulos varia de acordo com a idade da mulher na época do congelamento e do descongelamento, assim como a qualidade dos óvulos, a técnica de fertilização utilizada e outros fatores individuais. 


É importante ter expectativas realistas e entender que ainda pode haver desafios e incertezas na jornada para a gravidez


Mito 4 - “O bebê gerado por um óvulo que estava congelado é menos saudável.”


Não há evidências científicas que comprovem que os bebês gerados a partir de óvulos congelados sejam menos saudáveis do que os gerados a partir de óvulos frescos. 


A qualidade dos óvulos congelados é preservada durante o processo de congelamento e descongelamento, e estudos têm mostrado que não há diferenças significativas na saúde dos bebês nascidos de óvulos congelados em comparação com os nascidos de óvulos frescos.


Mito 5 - “O congelamento de óvulos é indicado apenas para mulheres que desejam ser mães em idade mais avançada.”


Uma grande parcela de quem congela os óvulos é realmente composta por mulheres que desejam adiar a gravidez até uma idade mais madura. 


Contudo, a técnica também é indicada para mulheres que irão passar por tratamento de câncer ou outros procedimentos médicos que podem comprometer a sua fertilidade. 


Além disso, homens trans que irão passar por tratamentos hormonais também podem congelar seus óvulos para uma gravidez futura, própria ou de sua parceria.



Seja qual for seu motivo, o mais importante é procurar uma clínica que seja referência em Reprodução Assistida e congelamento de óvulos. Assim, o congelamento de óvulos é realizado com as melhores tecnologias e pelos maiores especialistas na técnica.


Felizmente, você encontra tudo isso no Instituto Verhum!


Nós temos uma equipe completa de médicos ginecologistas, obstetras, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais prontos para lhe acolher da melhor forma possível. Somos referência nacional em Reprodução Assistida e tratamentos ginecológicos.


Desde a sua fundação, o Instituto Verhum já registrou mais de 1.000 bebês nascidos através de técnicas como inseminação artificial e fertilização in vitro. Por isso, se você sonha em ter um filho, não deixe de entrar em contato conosco através do Whatsapp (61) 9660-4545 ou pelo telefone (61) 3365-4545.

VOLTAR