Ovários Policísticos x Síndrome dos Ovários Policísticos: qual é a diferença?

  • 10/05
  • BLOG VERHUM
  • Instituto Verhum

Ovários Policísticos (OP) e Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) são duas condições diferentes, embora frequentemente relacionadas, que afetam o sistema reprodutor feminino. Assim, ainda existem muitas dúvidas sobre os dois problemas, suas similaridades e diferenças. 


É por isso que, neste texto, nosso objetivo é eliminar suas dúvidas sobre o que são ovários policísticos e síndrome dos ovários policísticos, seus sintomas, e é claro, suas diferenças. Portanto, continue conosco até o fim para entender tudo!


O que são Ovários Policísticos (OP)?


Ovários policísticos (OP) é uma condição em que os ovários contêm muitos cistos pequenos, com cerca de 2 a 8 milímetros de diâmetro. Esses cistos são pequenas bolsas cheias de líquido que se formam nos ovários e se tornam visíveis ao exame de imagem, sendo possível contá-los, caracterizando a reserva ovariana da mulher.


Se os ovários policísticos aparecem em cenário acompanhado de outras condições como, irregularidade menstrual e excesso de androgênios, dizemos que essa mulher possui uma síndrome, a síndrome dos ovários policísticos (SOP).


Portanto, é importante compreender que nem todas as pacientes que possuem ovários policísticos visualizados em exames de imagem, têm o diagnóstico de SOP. Por isso, consultar um médico para obter um diagnóstico correto e discutir as opções de tratamento é de suma importância.


O que é a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)?


A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma condição endócrina em que os ovários produzem níveis anormais de hormônios sexuais femininos (estrogênio) e hormônios masculinos (andrógenos), o que pode levar à formação de cistos nos ovários, além de resistência insulínica (uma condição que dificulta a utilização adequada da insulina pelo organismo).


A síndrome é caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas, incluindo o aspecto de ovários policísticos ao exame de imagem, desequilíbrios hormonais, irregularidade menstrual, acne, excesso de pelos e infertilidade.


A SOP afeta principalmente mulheres em idade reprodutiva e pode ter um impacto significativo na fertilidade e na saúde em geral. A causa exata da SOP é desconhecida, mas acredita-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais possam contribuir para o seu desenvolvimento. 


O diagnóstico da SOP é baseado em critérios específicos, incluindo a presença de ovários policísticos, irregularidades menstruais e níveis elevados de hormônios andrógenos.


O tratamento baseia-se no controle dos sinais, sintomas e queixas clínicas da paciente, pois não há cura definitiva. É possível tratar a infertilidade causada pela Síndrome de Ovários Policísticos sendo a mudança no estilo de vida a primeira linha de tratamento, além da perda de peso nas mulheres obesas, medicamentos para regularizar a ovulação e controle do açúcar no sangue. 


Quais são os sintomas da SOP?


Os sintomas da SOP podem variar de mulher para mulher, mas os mais comuns incluem:


  • Irregularidade menstrual: períodos menstruais irregulares, ausentes ou muito longos;

  • Aumento de pelos: excesso de pelos no rosto, peito, abdômen, costas e outras áreas do corpo, devido ao aumento dos níveis de androgênios;

  • Acne: aumento da acne devido aos níveis elevados de androgênios;

  • Queda de cabelo: perda de cabelo ou rarefação devido ao desequilíbrio hormonal;

  • Ganho de peso: aumento de peso ou dificuldade para perdê-lo;

  • Infertilidade: dificuldade em engravidar devido à falta de ovulação regular;

  • Alterações de humor: mudanças de humor, irritabilidade e depressão;

  • Sono interrompido: apneia do sono ou insônia devido ao aumento do peso e/ou desequilíbrio hormonal;

  • Problemas de pele: manchas escuras na pele ou acantose nigricans devido à resistência à insulina.


Pacientes portadoras de SOP, apresentam maior risco de desenvolver outras doenças?


Sim, a  SOP é um distúrbio endócrino, que além de afetar o sistema reprodutor femino também pode aumentar o risco de outras condições de saúde, como:


  • diabetes tipo 2;

  • síndrome metabólica;

  • obesidade;

  • pressão alta;

  • e doença cardíaca.


Quais são as diferenças entre Ovários Policísticos e Síndrome dos Ovários Policísticos?


Enquanto a presença de ovários policísticos é uma característica da SOP, nem todas as mulheres com ovários policísticos têm SOP. Além disso, a SOP é uma condição mais abrangente que inclui outros sintomas e fatores de risco além dos ovários policísticos.


Em outras palavras, enquanto os OP se referem apenas à presença de cistos nos ovários, a SOP é caracterizada por uma combinação de cistos nos ovários, desequilíbrio hormonal e sintomas mais graves associados.


Embora as duas condições possam compartilhar alguns sintomas semelhantes, a SOP é uma condição mais complexa que requer diagnóstico e tratamento específicos, enquanto os OP podem ser uma variação normal ou assintomática dos ovários.


Se você desconfia que está sofrendo com ovários policísticos ou síndrome dos ovários policísticos e está tentando engravidar, saiba que o Instituto Verhum pode lhe ajudar em todos os casos!


Nós temos uma equipe completa de médicos ginecologistas, obstetras, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais prontos para lhe acolher da melhor forma possível. Somos referência nacional em Reprodução Assistida e tratamentos ginecológicos.


Desde a sua fundação, o Instituto Verhum já registrou mais de 1.000 bebês nascidos através de técnicas como inseminação artificial e fertilização in vitro. Por isso, se você sonha em ter um filho, não deixe de entrar em contato conosco através do Whatsapp (61) 9660-4545 ou pelo telefone (61) 3365-4545.

VOLTAR