Passo a passo para inseminação intrauterina

  • 27/03
  • BLOG VERHUM
  • Instituto Verhum

Talvez o termo inseminação intrauterina (IIU) não seja tão familiar, mas certamente você já ouviu falar de inseminação artificial (IA), certo? Bom, a verdade é que os dois nomes se referem à mesma técnica de Reprodução Assistida. Contudo, nos dias de hoje, o primeiro vem substituindo o segundo dentro da comunidade médica. 


De qualquer forma, a IIU é um dos tratamentos de infertilidade pioneiros e hoje é considerada um procedimento de baixa complexidade para pessoas com o sonho de ter filhos. Resumidamente, o procedimento funciona a partir da colocação de espermatozóides diretamente no interior do útero.


Para que você entenda melhor a IIU e tire algumas dúvidas, nós preparamos este texto com informações importantes sobre o assunto. Você irá descobrir quando a técnica é indicada e o passo a passo para realizá-la. Então, fique até o final e tenha uma boa leitura!


Quando a inseminação intrauterina é indicada?


A inseminação intrauterina pode ser uma solução tanto para problemas de infertilidade feminina quanto masculina. Veja a seguir alguns dos principais casos para os quais a IIU é indicada:


  • Disfunção erétil ou anomalias na anatomia peniana;

  • Distúrbios relacionados à ovulação;

  • Alterações leves no sêmen;

  • Endometriose leve;

  • Anormalidades no colo uterino que dificultem a passagem dos espermatozóides;

  • Baixa produção de espermatozóides;

  • Casais homoafetivos femininos, homens trans e mulheres solteiras que precisam de uma doação de sêmen para a gestação.


Como é o passo a passo da inseminação intrauterina?


Antes de tudo, os interessados devem ir até uma clínica especializada em Reprodução Assistida para a primeira consulta. Lá, o médico especialista dará início a uma investigação, baseada em exames, para identificar a causa da infertilidade, como a qualidade e saúde dos gametas (óvulos e espermatozóides).


Depois que tudo for diagnosticado, avaliado e discutido, o médico determinará a melhor técnica de Reprodução Assistida para o caso. Se for a inseminação intrauterina, ela acontecerá de acordo com os seguintes passos:


1º passo - Estimulação ovariana


O objetivo desta fase é estimular os ovários para que a paciente produza mais de um óvulo no mesmo ciclo menstrual. Para isso, a tentante precisa administrar hormônios FSH (hormônio folículo-estimulante) ou FSH + LH (hormônio luteinizante).


É necessário mencionar que o médico especialista é o responsável por receitar e controlar a a ação desses medicamentos. Ele também realiza o acompanhamento através de ultrassonografias para avaliar o desenvolvimento dos folículos.


2º passo - Gatilho: Indução da ruptura dos folículos


Nesta etapa, o médico quando percebe que os folículos estão maduros, geralmente o maior acima de 17 mm, orienta a aplicação do hormônio hCG. Entre 34-40 horas após, ocorre a ruptura dos folículos com a liberação dos óvulos. É neste período que a inseminação é agendada. 


3º passo - Coleta e preparação do sêmen


A coleta dos espermatozóides é feita aproximadamente duas horas antes da inseminação intrauterina. O material do parceiro é recolhido através da masturbação, com indicação prévia para abstinência sexual de 2 a 3 dias.


Assim, o sêmen é levado ao laboratório para ser analisado e preparado. Desse modo, somente os melhores gametas serão inseminados, para que as chances de fecundação sejam maiores.


4º passo - Inseminação intrauterina


A paciente fica em posição ginecológica enquanto o sêmen é depositado via vaginal, para a parte interna do útero, com o auxílio de uma seringa e um cateter. O procedimento é rápido, simples e minimamente invasivo. 


No geral, o embrião leva aproximadamente 5 dias para alcançar o útero. A partir do 14º dia pós-procedimento, a paciente já pode realizar o teste de gravidez. Se a gestação for confirmada, o médico pode solicitar novos exames e iniciar o acompanhamento pré-natal.



Se você está tentando engravidar e acha que a inseminação intrauterina pode ser uma boa solução, não espere mais! O Instituto Verhum está pronto para acolher seus sonhos e transformá-los em vida!


Nós temos uma equipe completa de médicos ginecologistas, obstetras, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais prontos para lhe acolher da melhor forma possível. Somos referência nacional em Reprodução Assistida.


Desde a sua fundação, o Instituto Verhum já registrou mais de 1.000 bebês nascidos através de técnicas como inseminação intrauterina e fertilização in vitro. Por isso, se você sonha em ter um filho, não deixe de entrar em contato conosco através do Whatsapp (61) 9660-4545 ou pelo telefone (61) 3365-4545.

VOLTAR