Quais são os benefícios dos suplementos vitamínicos para a fertilidade?

  • 05/07
  • BLOG VERHUM
  • Instituto Verhum


Na tentativa de engravidar naturalmente, muitos casais recorrem aos suplementos alimentares que prometem melhorar a fertilidade. De acordo com a literatura médica, o fator nutricional pode realmente influenciar na capacidade reprodutiva tanto do homem quanto da mulher, entretanto não é recomendável fazer uso de vitaminas de forma indiscriminada e sem acompanhamento médico.


O ideal é que o casal passe por uma bateria de exames para detectar a falta de nutrientes no organismo. Se houver déficits de vitaminas, é possível que o médico prescreva suplementos para reposição. Evidentemente, a ingestão desses suplementos deve ser associada a uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável.


Acompanhe as próximas informações e saiba mais:


Quais vitaminas são essenciais para quem deseja engravidar?


O equilíbrio nutricional do organismo ajuda a aumentar a probabilidade de concepção natural. Desse modo, é recomendável que o casal inclua em sua alimentação os seguintes nutrientes: 


  • Ácido fólico

É comum que as mulheres tomem ácido fólico (também conhecido como vitamina B9) durante a gestação para reduzir o risco de defeitos no tubo neural do bebê. Mas, diversas pesquisas indicam que essa vitamina também contribui para a fertilidade, por isso, a  suplementação com ácido fólico pode ser realizada para elevar as chances de gravidez.

  • Vitamina E

A vitamina E é um nutriente essencial para os ovários e também atua como antioxidante e antienvelhecimento. Assim, as mulheres que estão tentando engravidar podem se beneficiar com a ingestão diária desse nutriente, que contribui para a saúde reprodutiva.

  • Vitamina D

A vitamina D é fundamental para o equilíbrio hormonal do organismo. Embora a melhor maneira de obter essa vitamina seja com a exposição à luz solar, hoje em dia é comum a necessidade de suplementação, já que a maioria das pessoas não encontram tempo para um banho de sol diário.

  • Óleo de peixe

O óleo de peixe é frequentemente adicionado à dieta pré-natal devido ao seu impacto positivo no desenvolvimento do cérebro do bebê. Mas há evidências de que os ácidos graxos ômega 3 (geralmente tomados na forma de pílulas de óleo de peixe) também melhoram a fertilidade feminina, contribuindo, inclusive, para a qualidade do óvulo.

  • Selênio

O selênio favorece a fertilidade devido aos seus poderes antioxidantes. O micronutriente pode ajudar a manter os folículos ovarianos saudáveis, que é onde os óvulos são desenvolvidos e liberados. Nos homens, o baixo nível de selênio pode diminuir a motilidade dos espermatozoides e a qualidade do sêmen.

  • Coenzima Q10

Esta é outra vitamina que é eficaz para homens e mulheres que estão tentando conceber. Estudos mostram que a Coenzima Q10 aumenta a contagem de espermatozoides, contribuindo assim para o aumento da fertilidade.

  • Zinco

De acordo com pesquisas clínicas, os homens com baixos níveis de zinco apresentam contagens e qualidade de esperma especialmente baixas. Entretanto, estudos demonstram que a ingestão diária de zinco, em combinação com o ácido fólico, aumenta significativamente a qualidade do sêmen.   

A importância de um estilo de vida saudável


Para aumentar a fertilidade é necessário investir não apenas no equilíbrio nutricional, mas também na prática de atividades físicas e outros hábitos que contribuem para a saúde geral do organismo. Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool; beber muita água; reduzir o estresse; e realizar acompanhamento médico periódico são fatores imprescindíveis para uma boa saúde reprodutiva.


Por fim, lembre-se: se você está tentando conceber um bebê, mas não tem obtido sucesso nas tentativas, é importante consultar um especialista em reprodução humana. 


No Instituto Verhum, você pode contar com uma equipe de médicos altamente capacitados, que dominam as técnicas mais avançadas da medicina reprodutiva. Ao agendar sua consulta, você será atendida (o) de forma humanizada e acolhedora, e poderá realizar um tratamento  individualizado para aumentar as chances de concepção do bebê.


Para saber mais, entre em contato com o Instituto Verhum pelo WhatsApp (61) 9660-4545 ou ligue (61) 3365-4545.

VOLTAR