Transferência embrionária: 5 dúvidas respondidas!

  • 04/09
  • BLOG VERHUM
  • Instituto Verhum

1- Como a transferência embrionária funciona?

Após a coleta e fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) em laboratório, os embriões gerados são avaliados e os de melhor qualidade são transferidos para o útero da futura gestante.

O procedimento é realizado com o auxílio de cateteres, que facilitam a implantação dos embriões na cavidade uterina. Na maioria das vezes, a transferência é simples e indolor, sem necessidade de anestesia, e o desconforto é semelhante ao de um exame Papanicolau.

Em situações menos comuns, pode ser necessário um procedimento cirúrgico, que, apesar de ser um pouco mais invasivo, é de baixo impacto e não representa riscos significativos para a saúde da mãe.

2- Quantos embriões podem ser transferidos?


O Conselho Federal de Medicina (CFM) estabeleceu regras específicas para a quantidade de embriões a serem transferidos, levando em consideração a idade da receptora e as características cromossômicas dos embriões. 


Mulheres com até 37 anos podem transferir até dois embriões. Acima dessa idade, é permitido transferir até três embriões. No entanto, para embriões euplóides (com 46 cromossomos), a resolução determina que no máximo dois embriões podem ser implantados, independentemente da idade da mulher. 


Além disso, a redução embrionária continua proibida em casos de gravidez múltipla.


3- Como o desenvolvimento embrionário funciona?

O desenvolvimento do embrião inicia-se assim que o óvulo é fecundado pelo espermatozoide. O processo de formação do zigoto, que envolve uma série de divisões celulares, leva de três a quatro dias e ocorre em laboratório. 

Na Verhum, nossa equipe utiliza a Embryoscope, uma incubadora de alto padrão com a tecnologia time-lapse, que é uma avançada tecnologia de registro criada para monitorar o desenvolvimento embrionário. Ele captura imagens de alta definição a cada 10 minutos, 24 horas por dia e 7 dias por semana, posteriormente convertendo-as em um vídeo! É uma forma extremamente eficiente, precisa e segura de cultivar, avaliar e selecionar os embriões.

Com relação pós-transferência ao útero, o esperado é que o embrião continue a se desenvolver, gerando células e iniciando a formação da placenta. Na terceira semana após a fecundação, os órgãos começam a se formar e o coração começa a bater.

Por volta da quinta semana, o embrião começa a desenvolver braços e pernas, e na nona semana, ocorre a formação dos ossos. Nessa fase, o embrião é denominado feto. O nascimento geralmente acontece na 40ª semana de gestação.

4- Quanto tempo demora para saber se a transferência gerou uma gestação?


Esse é o período de maior expectativa e ansiedade! 


No geral, o médico solicita o teste Beta-HCG – que confirma a gestação – entre o 12º e o 14º dia após a transferência embrionária.


Quando a FIV não dá certo, é possível realizar tentativas posteriores! Inclusive, segundo a Associação Nacional de Infertilidade dos EUA, realizar tentativas adicionais pode aumentar as chances de sucesso em até 65%! 


5- Como é a recuperação pós-transferência?

Após a transferência embrionária, a mulher pode continuar com sua rotina normalmente, incluindo trabalho, estudos e atividades diárias, já que a implantação do embrião no útero é semelhante à de uma gravidez natural.

No entanto, é crucial evitar estresse e exercícios físicos intensos. Procure ter um bem-estar físico e mental! 


Por fim, como cada paciente é diferente, o acompanhamento médico é fundamental para receber as melhores recomendações após a transferência embrionária.

Para isso, você pode contar com a equipe da Verhum Medicina Reprodutiva!

Além de termos tecnologias avançadas que otimizam as etapas e elevam a qualidade do procedimento, nossos especialistas podem fornecer orientações detalhadas sobre suas chances individuais de sucesso na segunda tentativa e elaborar um plano de tratamento personalizado para aumentar as chances de uma gravidez bem-sucedida.


Desde a sua fundação, a Verhum já registrou mais de 3.000 bebês nascidos através de técnicas como inseminação artificial e fertilização in vitro. Por isso, se você sonha em ter um filho, não deixe de entrar em contato conosco através do Whatsapp (61) 9660-4545 ou pelo telefone (61) 3365-4545.


VOLTAR