Tratamentos de fertilidade: quais as opções?

  • 03/11
  • BLOG VERHUM
  • Instituto Verhum

Quinze por cento (15%), de maneira espontânea, são as chances de um casal engravidar aos moldes naturais. Por isso, cresce a cada dia as buscas por tratamentos de fertilidade.

Inclusive, talvez, seja esse o motivo que fez você chegar até aqui.


E, garantimos, valerá a pena seguir com a leitura. Neste conteúdo, você conhecerá as técnicas da Medicina Reprodutiva capazes de fazer surgir uma nova vida. Para todos os envolvidos.


Importância histórica das técnicas reprodutivas

As Técnicas de Reprodução Humana Assistida (TRHA), junto aos métodos contraceptivos, representam uma quebra de paradigma na concepção biogenética do parentesco e na configuração de famílias no Ocidente.

Ao possibilitar a formação familiar sem recorrer ao ato sexual, essas técnicas dissociaram sexualidade e procriação, dispensando um dos pressupostos biológicos fundamentais do sistema cultural do parentesco euro-norteamericano.

Assim, as TRHA permitiram a formação familiar àqueles indivíduos, com parceiro ou sem parceiro, que, até então, não pudessem dar seguimento a seu desejo de ser pais/mães, por razões médicas, condições de saúde ou sociais.

No próximo tópico, você conhecerá os tratamentos de fertilidade mais inovadores dos nossos tempos.

Quais são os principais tratamentos de fertilidade?

Listamos aqui os tratamentos mais convencionais e comumente utilizados no combate à infertilidade. Mas, lembre-se, apenas um médico especialista poderá avaliar qual é a técnica mais indicada ao seu quadro clínico.

Fertilização In Vitro (FVI)

A fertilização In Vitro abrange 5 importantes etapas, são elas:

- Bloquear o SNC

Nessa etapa inicial, o especialista bloqueia o Sistema Nervoso Central (SNC) para conduzir o crescimento dos folículos ovarianos sem suas intervenções. Esse bloqueio é realizado através de medicamentos.

- Captar os óvulos


É chegada a hora de coletar os óvulos. Nessa etapa, a paciente passa por sedação para evitar dores. O médico especialista realiza uma espécie de aspiração dos óvulos que serão encaminhados e preparados para a fertilização em laboratório.

- Fertilizar

Aqui os gametas se encontram. Óvulos e sêmen são colocados em contato para se fertilizarem de modo espontâneo.

- Transferir o embrião

Passa-se à etapa de seleção dos embriões de maior qualidade e congelamento dos que sobram, alguns dias depois da fertilização.

A transferência ao útero é realizada através de um cateter específico. Além disso, a ultrassom pélvica auxilia o médico na análise do melhor local para depositar o embrião.

Essa fase é uma das mais decisivas e, portanto, a capacitação do profissional e domínio de cada detalhe do processo fazem toda a diferença.

 

- Preservar o ambiente uterino ideal

Uma medicação é prescrita para manter o ambiente do útero adequado ao implante do embrião. Em 2 semanas é realizado o teste de gravidez (beta HCG), para saber se a gestação se concretizou.

Vale lembrar que a FIV é indicada especialmente para mulheres com trompas obstruídas e endometriose.

Inseminação Artificial ou Intrauterina

O termo inseminação artificial foi o que se popularizou para fazer menção a essa técnica. Basicamente, ela consiste em introduzir o material do sêmen na cavidade do útero no período da ovulação. É um processo de ovulação induzido.

Para realizar esse procedimento a paciente não pode ter se submetido a ligamento das trompas ou ter alguma obstrução dessas vias.


Congelamento de Óvulos

O congelamento de óvulos é mais uma opção desenvolvida pela Medicina Reprodutiva.

Essa é uma alternativa viável para mulheres que desejam adiar a gestação ou sofrem com alguma doença que altera negativamente a sua função reprodutiva.


Congelamento de Sêmen

O congelamento de sêmen também é uma possibilidade. A preservação em questão acontece em nitrogênio líquido.

 

Essa pode ser uma alternativa para várias situações como, por exemplo:

- O paciente passará por quimioterapia
- Aspectos psíquicos negativos interferem na coleta
- Há um trauma medular dificultando a produção
- O paciente será submetido a vasectomia

***


O Instituto Verhum é seu parceiro no objetivo de fazer nascer o futuro que você tanto sonha. Oferecemos tratamentos de fertilidade com transparência, humanidade e técnica.

Reunimos soluções médicas especializadas em reprodução humana que estão inteiramente à sua disposição. Entre em contato com a gente para saber mais.

VOLTAR