Atrasar a maternidade impacta na fertilidade? Saiba mais!

  • 12/10
  • BLOG VERHUM
  • Instituto Verhum

Ser mãe mais tarde tem sido algo cada dia mais recorrente. Há alguns objetivos pessoais e profissionais que levam ao aumento do adiamento da maternidade.

Por outro lado, a fertilização é uma resposta tecnológica objetiva que viabiliza o projeto da maternidade dentro de um planejamento adequado às circunstâncias de vida da mulher ou casal.
 
Nesse artigo você vai conferir em detalhes:

?     O mapeamento do atraso na maternidade

?     O impacto da fertilidade com o avançar da idade

?        As opções de tratamentos para auxiliar na infertilidade


Mapeamento do atraso na maternidade 

Na cultura ocidental, o adiamento ao sonho de ser mãe tem ocorrido por razões como:

- Incorporação da mulher na vida profissional
- Busca por estabilidade financeira da mulher ou casal
- Cotidiano acelerado pelo ritmo do trabalho
- Foco no desenvolvimento da carreira
- Necessidade de planejar a construção familiar
- Segundos casamentos ou casamentos tardios
- Maior acesso aos meios que permitem evitar a gravidez indesejada

É fato que o relógio biológico não pára e, conforme a idade avança, a fertilidade diminui. Mas quem disse que só há pontos negativos no atraso da maternidade?

Um estudo realizado por pesquisadores americanos sugeriu que mulheres que adiaram esse momento chegaram à meia idade com uma saúde melhor do que aquelas que foram mãe entre 15 e 24 anos.

O aumento da idade e impacto na fertilidade 

O impacto do envelhecimento no projeto de formação familiar tem sido uma pauta importante para a contemporaneidade.

Na fase da puberdade, as primeiras menstruações se iniciam com aproximadamente 300 mil óvulos aptos à fecundação. A cada menstruação, para um óvulo que alcança a ovulação, mil desaparecem.

Seguindo este ciclo, por volta dos 50 anos a probabilidade de que exista algum óvulos disponível para ser fecundado é quase nula.

Dessa forma a gravidez através de seus próprios óvulos se torna praticamente impossível para a mulher madura. É fato: com o avanço da idade, não há reposição de óvulos e é preciso lidar com essa realidade.

Além disso, nunca é demais lembrar que há hábitos ao longo da vida que também contribuem para prolongar a capacidade reprodutiva, tanto de mulheres quanto dos homens, como:


- Não fumar
- Manter o peso
- Proteger-se de DSTs

No mais, o que se tem a fazer é buscar um planejamento e alternativas confiáveis para assegurar a desejada maternidade.


Opções de tratamentos para auxiliar na infertilidade 

Para as mulheres que não podem ou não desejam engravidar até os 35 anos - que é a idade recomendada pelos médicos - o congelamento de óvulos é uma alternativa fortemente indicada para preservar sua fertilidade.

É preciso ter em mente que, ainda assim, não se deve aguardar para enfrentar uma gravidez em idade muito avançada. Quanto maior a idade, maiores são as chances de complicações durante a gestação e/ou parto.

Além da fertilização In Vitro, essas são também alternativas para realizar a maternidade:

?     Doação de óvulos realizada por mulher mais nova

?     Doação de embriões feita por casal mais jovem

?     Mulher substituta que engravida usando gametas ou embriões do casal ou outros doadores, técnica conhecida por barriga solidária.

?     Adoção

Importa dizer, ainda, que os tratamentos de fertilização dos óvulos são um marco histórico. Mais do que um avanço tecnológico, eles têm uma importância individual e social.

Através dessa evolução, foi possível chegar mais perto de objetivos mais almejados pela mulher, como por exemplo:

- A conciliação da vida laboral e familiar
- A autonomia e liberdade para gerir seu projeto reprodutivo e profissional
- A maior simetria e igualdade entre os gêneros

Em países mais desenvolvidos a fertilização In Vitro é oferecida como benefício às mulheres pelas próprias empresas que as empregam. Há patrocínio de serviço de entrega de leite para bebês de mães que amamentam e estão viajando a trabalho.

Esses são exemplos de políticas adotadas para favorecer a permanência das funcionárias na corporação e fortalecer a cultura familiar tendo o ser humano como preocupação central.

***

Aqui no Instituto Verhum, o futuro que você sonha já pode ser experimentado. Estamos prontos para unir o melhor dos dois mundos: a maternidade programada e a preservação da fertilidade.

Aplicamos soluções médicas especializadas em reprodução humana que estão inteiramente à sua disposição. Entre em contato com a gente para saber mais.


VOLTAR