7 mitos e verdades sobre fertilidade feminina

  • 03/10
  • BLOG VERHUM
  • Instituto Verhum

A questão da fertilidade feminina continua sendo um tema sensível e um tabu que merece uma discussão franca e transparente. Infelizmente, existe uma abundância de informações dispersas na internet, o que dificulta distinguir entre o que é falso e o que é verídico.

Com o objetivo de dissipar as dúvidas que podem surgir na mente de todas as mulheres, escolhemos algumas afirmações amplamente compartilhadas na internet e esclarecemos quais são mitos e verdades. Então, confira tudo abaixo e entenda melhor sobre o assunto!

1- “Mulheres com ovários policísticos não podem engravidar.”


MITO!


A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) pode, de fato, causar desafios na ovulação, podendo até levar à sua completa ausência. Entretanto, isso não implica necessariamente que a concepção seja impossível. Isso é comprovado pela existência de casos em que mulheres conseguem engravidar de forma natural. 


Quando a ovulação não ocorre espontaneamente, existem estratégias disponíveis, como tratamentos de reprodução assistida ou o uso de medicamentos, que podem ser empregados para estimular a ovulação e facilitar a gravidez.


2- “Após os 35 anos, é mais difícil engravidar naturalmente.”


VERDADE!


Após essa idade, as mulheres tendem a experimentar uma diminuição na reserva ovariana, o que significa que têm menos óvulos disponíveis para ovular. Além disso, a qualidade dos óvulos também tende a diminuir, aumentando o risco de problemas genéticos e dificultando a fertilização. 


Esses fatores combinados resultam em uma redução na taxa de sucesso da concepção natural e podem tornar necessário o uso de métodos de assistência reprodutiva, como fertilização in vitro (FIV), para alcançar a gravidez desejada.


3- “A obesidade pode causar infertilidade.”


VERDADE!


É amplamente estabelecido que o impacto da obesidade nas disfunções hormonais que afetam adversamente o ciclo menstrual e a ovulação. Além disso, no contexto da indução da ovulação para tratamentos de reprodução assistida, o excesso de peso reduz a resposta dos ovários aos medicamentos utilizados, resultando em uma produção menor de óvulos.


4- “O uso contínuo do anticoncepcional é um modo de ‘economizar’ óvulos.”


MITO!


Os contraceptivos impedem a liberação do óvulo, no entanto, a perda de folículos e a diminuição do reservatório de óvulos ocorrem de maneira contínua. Isso acontece independentemente do uso de contraceptivos, da regularidade menstrual ou da ausência dela.


5- “Mulheres que menstruam muito cedo têm mais dificuldade para engravidar.”


MITO!


Não há evidência sólida que estabeleça uma conexão comprovada entre a idade da primeira menstruação e a dificuldade de conceber.


6- “Atividade física em excesso pode prejudicar a fertilidade feminina.”


VERDADE!


A prática excessiva de atividade física resulta na redução da gordura corporal, o que, por sua vez, causa modificações na produção hormonal. Para ilustrar, uma diminuição significativa nos níveis de estrogênio pode desencadear a amenorreia, que é a ausência da menstruação.


7- “Quem já sofreu abortos naturais tem menos chance de engravidar.”


MITO!


Abortos espontâneos não constituem um impedimento nem um obstáculo para futuras gestações. No entanto, é importante destacar que, em casos de curetagem, uma cirurgia para remover os restos de uma perda gestacional, pode ocorrer a formação de aderências intrauterinas chamadas de sinéquias, as quais podem, de fato, dificultar gestações futuras se não forem diagnosticadas  e tratadas corretamente.



Se você está pesquisando sobre fertilidade feminina, pois deseja realizar alguma técnica de reprodução assistida ou um diagnóstico,  assim como um atendimento humanizado e acolhedor, pode contar com o Instituto Verhum!


Nós temos uma equipe completa de médicos ginecologistas, obstetras, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais prontos para lhe acolher da melhor forma possível. Somos referência nacional em Reprodução Assistida e tratamentos ginecológicos.


Desde a sua fundação, o Instituto Verhum já registrou mais de 1.000 bebês nascidos através de técnicas como inseminação artificial e fertilização in vitro. 


Por isso, se você sonha em ter um filho, não deixe de entrar em contato conosco através do Whatsapp (61) 9660-4545 ou pelo telefone (61) 3365-4545.



VOLTAR