Fertilidade para mulheres com mais de 26 anos

Instituto lança check up de fertilidade para mulheres com mais de 26 anos de idade

Redação JDF

Assim como a antincocepção é fundamental para quem deseja evitar filhos,
o planejamento de quem deseja ser mãe no futuro deve incluir a prevenção de problemas de fertilidade para garantir uma gravidez com segurança.

Cada dia mais as mulheres adiam a maternidade para investir na sua formação e carreira profissional ou mesmo porque ainda não encontrou o parceiro ideal para constituir uma família ou ainda busca estabilidade financeira. O grande problema é que quando muitas mulheres resolvem ter filhos a fertilidade delas já entrou em declínio. “O pico de fertilidade da mulher é entre os 20 e 25 anos de idade. Após os 30 anos e, principalmente, depois dos 35, a fertilidade feminina entra em declínio progressivo”, explica o ginecologista Jean Pierre Barguil Brasileiro, especialista em Reprodução Humana e diretor do Instituto Verhum. “A idade da mulher é um dos fatores naturais que afetam a sua capacidade reprodutora”, confirma o médico Vinicius Medina Lopes, também especialista em Reprodução Humana e diretor do Instituto Verhum.
Para atender mulheres a partir dos 26 anos de idade, que querem ser mães no futuro, o Instituto Verhum criou um Check Up de Fertilidade Feminina. Além de consulta com o especialista em Reprodução Humana, a mulher passa por alguns exames de imagem e de sangue para investigar possíveis fatores de risco para infertilidade.A ideia é avaliar se o sistem reprodutor da mulher está preparado para uma gravidez e se sua reserva ovariana está dentro dos limites normais de acordo com a sua idade, assim como investigar fatores hormonais e possíveis infecções que podem desencadear infertilidade. O exame de dosagem sérica do hormônio Anti-Mulleriano (HAM), por exemplo, identifica se a quantidade de óvulos produzido nos ovários é compatível com a sua idade. É uma forma de fazer uma estimativa da capacidade reprodutiva da mulher a médio e longo prazos. “Esse planejamento pode fazer toda a diferença para uma gravidez futura com segurança”, afirma Jean Pierre Barguil Brasileiro.

Infelizmente, só quando decidem engravidar é que muitas mulheres passam a se interessar com sua própria condição de fertilidade. O planejamento da gravidez para aquelas que sonham em ser mãe um dia é tão importante quanto aanticoncepção para quem ainda não deseja ter filhos. “É uma forma de prevenir fatores que podem levar à infertilidade ou identificar precocemente uma possível condição de infertilidade e tratá-la o quanto antes. Se a mulher jovem já tiver infertilidade por alguma causa específica – hormonal ou infecciosa, por exemplo – no futuro, com mais idade, o tratamento desse problema será mais díficil e, provavelmente, exigirá o uso de técnicas mais complexas de reprodução assistida”, esclarece Vinicius Medina Lopes. Em alguns casos, o congelamento de óvulos pode ser uma alternativa para preservar a fertilidade da mulher, possibilitando a gravidez numa idade mais avançada.
Sobre o Instituto Verhum
Referência nacional na área de Reprodução Assistida, o Instituto é dirigido pelos médicos Jean Pierre Barguil Brasileiro e Vinicius Medina Lopes. Para garantir atendimento integral aos casais inférteis, o serviço conta com uma equipe médica altamente qualificada nas especialidades de reprodução assistida, andrologia, ginecologia geral e obstetrícia, genética, ginecologia oncológica, psicologia, ultrassonografia e endoscopia ginecológica. Desde sua fundação, há 11 anos, o Instituto já tem registrado centenas de bebês nascidos através de procedimentos de reprodução assistida, como a inseminação e a fertilização in vitro.
Com sede localizada no Lago Sul, em Brasília, o Instituto Verhum tem unidades de atendimento também na Asa Norte e Asa Sul e aposta no atendimento humanizado através de um ambiente acolhedor e uma equipe multidisciplinar atenta a todos os detalhes, para transmitir confiança, segurança e discrição. O serviço investe no que existe de mais atual e seguro nos tratamentos de reprodução humana, com equipamentos de última geração, aliando os conceitos de modernidade e inovação.